Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Para Ti...uma enfermeira" - Suporte Básico de Vida

Quinta-feira, 26.02.15

ScreenShot006.bmp

 

 

Para o lançamento desta rúbrica, decidi optar por um tema generalista que abrangesse a população em geral e, nada melhor do que iniciar com algo que todas as pessoas deveriam saber: Suporte Básico de Vida.

 

Assustaram-se com o tema? Calma. Não é nenhum monstro e muito menos um bicho de sete cabeças. São apenas gestos, que quando realizados em tempo oportuno, podem salvar uma vida. Sim, vocês, podem salvar uma vida! 

 

Imaginem que iam na rua e se deparavam com uma pessoa caída no chão e com perda de consciência. O que faziam? Certamente que, as reações seriam as mais variadas, no entanto, poderiam não ser as mais corretas tendo em conta o tempo que existe de manobra. 

Suporte Básico de Vida.bmp

 

 

Aquilo que nunca nos podemos esquecer é que quando ocorre uma paragem Cardio-Respiratória o tempo de intervenção vai delinear as hipóteses de sobrevivência da vítima. Assim, todos os cidadãos deveriam saber agir de imediato perante uma situação destas, pois esperar por um meio de socorro pode diminuir para 98% as hipóteses de sobrevivência.

 

 

 

Vamos lá então explicar:

 

1º - Avaliar a segurança

Seja qual for a situação, devem sempre avaliar se estão em segurança e se não correm nenhum risco que possa por em causa a vossa integridade física:

  • Risco ambiental:  Choque elétrico, derrocadas, explosão, tráfego, etc.
  • Risco toxicológico: exposição a gás, fumo, tóxicos, etc.
  • Risco infeccioso: tuberculose, hepatite, HIV, etc. 

 

SBV.bmp

 

2º - Avaliar se a vítima responde

Abanar os ombros da vítima e perguntar "Sente-se bem? Está bem?". Caso não exista qualquer tipo de resposta ou reação, chamar por ajuda.

 

3º Gritar por ajuda

Se tiver alguém consigo, peça-lhe que fique ali pois pode precisar de ajuda. Se estiver sozinho, grite

por ajuda sem nunca abandonar a vítima.

 

 

4º Permeabilizar a Via Aérea - ASBV - Via aérea.bmp

Desapertar a roupa à volta do pescoço e expor o tórax. 

Quando alguém se encontra inconsciente, a língua, como é um músculo, fica relaxada e pode ocorrer queda da língua provocando o bloqueio da via aérea. Assim, devem fazer a elevação do queixo e extensão da cabeça.

Nota: No caso de se tratar de uma vítima de trauma, não deve ser feita a extensão da cabeça.

 

 

 

 

SBV _ VOS.bmp

 

5º Respiração está normal? - B

Com a via aérea permeável, aproximem a vossa cara da cara da vítima e, durante 10 segundos, realizem "VOS":

  • Ver - se existem movimentos torácicos;
  • Ouvir - ouvir os sons respiratórios saídos da boca/nariz;
  • Sentir - o ar expirado a bater na face;

 

 

6º A vítima respira.

A vítima deve ser colocada em posição lateral de segurança (PLS).

(explicarei noutro post) 

 

7º - A vítima não respira. E agora?

 No caso de estarem sozinhos, liguem de imediato para o 112, explicando apenas o essencial: "Boa tarde, estou perante uma vítima do sexo (masculino/feminino), com aproximadamente x anos, inconsciente e que não respira. Encontro-me na Rua x, nº x " . 

 

Se estiver outra pessoa presente, será ela a fazer o pedido de ajuda e vocês, iniciam de imediato as compressões torácicas. 

 

8º Iniciar as compressões torácicas

 

Para iniciarem as compressões torácicas, a vítima deve estar sobre uma superfície dura, preferêncialmente o chão e, deitada em decúbito dorsal (costas para baixo, barriga para cima). 

 

Ajoelhem-se sobre a vítima, coloquem a base de uma mão sobre o centro do tórax da vítima e coloquem a outra mão sobre esta, entrelaçando os dedos. Mantenham os braços completamente esticados, sem fletir os cotovelos e posicionem-se de forma a que os ombros fiquem perpendiculares às vossas mãos. 

 

SBV - Compressões torácicas + insuflações.bmp

 

 

A partir deste momento, devem iniciar as 30 compressões com uma frequência compreendida entre 100 a 120 por minuto, e não mais que 120/min. 

 

Findadas as 30 compressões, fazer 2 ventilações. A decisão de realização de ventilações, sem máscara, fica a critério de cada um de vocês. Assim, no caso de não realizarem ventilações, devem prosseguir com as mais 30 compressões sem existir nenhum intervalo entre os ciclos.

 

Só devem parar, se:

  • Chegar ajuda (ambulância);
  • Estiverem fisicamente exaustos;
  •  A vítima começar a ventilar/respirar normalmente. 

 

Ninguém gosta de estar perante uma situação destas, no entanto, se acontecer, a palavra AGIR torna-se imperativa e o saber fazer é uma questão de vida ou de morte. 

 

Se alguma vez tiverem a oportunidade de realizar um curso de Suporte básico de Vida, façam-no. Se alguma vez tiverem a oportunidade de assistir a uma demosntração, assistam. Não ignorem um assunto tão importante. 

 

Se tiverem qualquer tipo de dúvida, não exitem em perguntar através da zona de comentários ou através do e-mail oqueseama@hotmail.com. Estou aqui por e para vocês*

 

* Imagens e informação retiradas do Manual de SBV do INEM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por O que se ama às 15:50

3 comentários

De Sofia Margarida a 27.02.2015 às 14:35

Imaginando que essa situação acontece e eu tento realizar essa manobra, mas que por sua vez não sei executar de forma correcta, há alguma possibilidade de piorar o estado da vitima?

De O que se ama a 27.02.2015 às 14:44

Boa pergunta Sofia =)
Existem duas situações: ou a força realizada não é a suficiente e, por conseguinte as manobras não servirão de nada, ou pelo contrário, a força exercida é demasiada e pode provocar fraturas nas costelas. No entanto, se a vítima sobreviver, o que são umas costelas partidas? Não quero com isto dizer que vamos começar a exercer uma força maluca, mas sim que devemos sempre tentar. O que vai agravar o estado da vítima vai ser o não agir, pois ao não fazer nada, provavelmente quando os meios de socorro chegarem a vítima já estará cadavar ou com poucas hipóteses de sobrevivência.
Numa situação destas, quando ligas o 112, vão perguntar-te se sabes SBV. E em caso da resposta ser negativa, eles vão dar-te orientações de como o realizar!

De Sofia Margarida a 27.02.2015 às 14:51

Ok, então a força exercida deverá ser bastante, não a ponto de fracturar claro, mas requer força ! Não tinha noção mesmo. E para eu entender melhor, o meio do torax será ali no meio do peito ?

Gostava, se tu me poderes ajudar, de pedir um "post" . hoje em dia, fala-se de colestrol, ataques cardíacos, e afins... tenho varias pessoas perto de mim com esses problemas. mas o receio é sempre, se acontece perto de nós e nós não sabemos o que fazer. Há algum "sinal" quando uma pessoa começa a ter um ataque ou paragem cardíaca?Há alguma coisa que possamos fazer sem ser ligar logo para o 112 ? Obrigada :)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor





Parcerias






subscrever feeds