Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Após o primeiro post desta rubrica ( "Para ti...uma enfermeira!" - Suporte Básico de Vida ), surgiram algumas dúvidas a cerca de determinados assuntos, nomeadamente o Enfarte Agudo do Miocárdio, conhecido vulgarmente como Ataque Cardíaco.
Antes de mais, importa referir que o Enfarte Agudo do Miocárdio se trata de uma emergência médica em que, mais uma vez, a palavra AGIR se torna imponente. Neste caso, e, após a identificação dos sintomas, é de extrema importância ligar para o 112 para que a vítima seja assistida em tempo útil.
Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM)
O enfarte agudo do miocárdio ocorre devido à diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo, como consequência da obstrução de uma artéria coronária, levando à destruição do músculo cardíaco por falta de óxigénio.
A causa mais comum é a obstrução das artérias coronárias por aterosclerose (acumulo de placas de gordura, colesterol ou outras substâncias, nas paredes das artérias) e trombo/coagulo.
Fatores de Risco
Sinais e sintomas
O que fazer perante uma suspeita de EAM?
Importa referir, que, no caso de a vítima ficar inconsciente, enquanto esperam pelos meios de socorro, devem iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida.
Tratamento
Cada caso é um caso e, por conseguinte, o tratamento do EAM vai depender da extensão do enfarte e/ou das complicações associadas.
Assim sendo, o tratamento pode ser através de medicamentos, através de angioplastia (técnica invasiva percutânea) ou tratamento cirúrgico (cirurgia cardíaca).
Se tiverem qualquer tipo de dúvida, não exitem em perguntar através da zona de comentários ou através do e-mail oqueseama@hotmail.com. Estou aqui por e para vocês*